sábado, 3 de outubro de 2009

Niilismo nonsense

Existe algo mais constrangedor do que se deparar com um bando de presunçosos que acreditam ter solução para todos os problemas do mundo?
Nada me irrita mais que ouvir pessoas gritarem , brandindo furiosamente os punhos contra o capitalismo, afirmando ser ele a causa das mazelas da humanidade. Para muitas pessoas, somente a reforma total resolveria nossos problemas.
Mudar bruscamente, de fato, é o melhor caminho. A extinta URSS está aí para confirmar.
A mudança é extremamente necessária. Mas, mais necessário ainda é o conhecimento do que virá a seguir. Transformar água num vinho que não sabemos beber é a causa de alguns grandes fracassos, como a da URSS e o do governo (autoritário ao extremo) de Roberspierre.
Ter partidos e grupos que se oponham ao status quo é uma de nossas melhores garantias contra a total inércia. Mas, acreditar que somos capazes de mudar tudo subitamente e construir um mundo melhor a partir disso ,é absurdo. Achar que “é no tapa que se muda o mundo” é uma das atitudes mais infantis e prepotentes que conheço. Infantil por que nega a concretude da realidade e se orienta conforme sonhos , de certa forma, inefáveis e intangíveis. Prepotente por que parece partir do pressuposto de que o homem tem controle sobre a mudança social, o que é rídiculo.
Não pretendo, todavia, dizer que devemos nos abster de ideais que visem à existência de um mundo melhor e mais justo. Entretanto, acredito que o ideal não deve negar o real. Isso é niilismo nonsense.
Talvez, as melhores oportunidades de se mudar alguma coisa não venham em grandes feitos como as gloriosas revoluções mas, se encontre na forma de se posicionar na sociedade. Buscar pequenas, porém possíveis, melhorias é, para mim, o melhor caminho.
Ver contradições no capitalismo é muito fácil, qualquer um tem pelo menos uma para apontar. O difícil é reconhecer a própria ignorância. Isso só uns 100 homens fizeram ao longo da história.

3 comentários:

  1. Bacana o texto, principalmente a parte do "vinho que não sabemos beber", mas discordo dessa parte: "Prepotente por que parece partir do pressuposto de que o homem tem controle sobre a mudança social, o que é rídiculo."
    O homem não tem controle sobre a mudança social? Mas foi ele que mudou as sociedades ao longo do tempo. Acredito que a sociedade de hoje vai mudar muito ainda e pelas mãos da humanidade, se ela ainda existir para tal, pois as mudanças são gradativas e só perceberemos transformaçõs significativas daqui há uns 200 ou 500 anos. Ou não.

    ResponderExcluir
  2. Como diria Cláudia Faria, a ex-Rússia tá aí prá provar quase tudo isso o q vc falou em seu texto, A Maroquinha!
    [Só deixei esse post como prova da minha visita ao seu blog...]

    ResponderExcluir
  3. A ex-Rússia e seu incrível( e inacreditável) muro permanecerão pra sempre em nossas memórias...

    ResponderExcluir